Meme de dezembro – 5/12: Consumo, como administramos nosso dinheiro no período das festas.

Já houve uma época em que eu ficava #chatiada por não ter condiçõe$ de comprar presentes pros meus familiares.
Depois que comecei a ter salário, também já surtei muito nas compras de natal.
Hoje acho que sou mais consciente. Além disso, toda a minha família está nessa mesma vibe.
Este ano, por exemplo, o combinado foi não comprar presentes para cada um.
Desta vez vamos ficar apenas com o único presente do amigo oculto.
E o amigo oculto será no estilo rouba-rouba, que é pra transformar a coisa em uma brincadeira e , assim, todo mundo fica feliz… mesmo quem não ficar feliz com o seu presente. ehehe

Mas tem uma coisa que eu queria muito compartilhar com vocês!!
…é o “amigo secreto” de SINTERKLAAS. rs
Sinterklaas é São Nicolau e os holandeses têm toda uma comemoração para ele. E eles deixam bem claro que não é Papai Noel, viu?!

Sinterklaas e seus ajudantes Zwarte Priet (Pedro Preto, porque é ele quem desce a chaminé pra colocar os presentes nas meias das crianças e fica cheinho de fuligem).

Sinterklaas e seus ajudantes Zwarte Priet (Pedro Preto, porque é ele quem desce a chaminé pra colocar os presentes nas meias das crianças e fica cheinho de fuligem).

Eu aprendi tudo isso no último domingo, quando um amigo me levou um evento organizado por Maria, uma holandesa casada com um brasileiro.
E eu posso afirmar com toda covicção que foi um dos momentos em que mais me diverti na vida!rs
A brincadeira parece ser um tipo de amigo oculto e pode até ser um pouco diferente na Holanda, mas aqui foi assim:

Por questões de frugalidade, cada um levou de 3 a 6 lembrancinhas, que podiam ser coisinhas de R$1,99 e/ou coisinhas em bom estado que você tem em casa e que não vão ter uso pra você. Daí basta embrulhar, de preferência de um jeito que faça com que o presente seja uma surpresa, que difícil adivinhar o que é antes de abrir.
Eles também costumam colocar ‘poesias’ junto com os presentes. Se você tirasse o nome da pessoa, escreveria trocadinhos sobre seus hábitos ou coisas como sua falta de pontualidade, por exemplo. No caso de rolar o dado, as poesias continham trocadilhos relacionados às lembranças. Outro exemplo foi um imã da casa de Rembrandt e a pessoa não ficou com o presente… teve que dar o presente para quem melhor pronunciasse o nome de Rembrandt de acordo com a pronúncia holandesa.

Surpresas com seus respectivos

Surpresas com seus respectivos “poemas”.

Em vez de sortearmos os nomes, usamos um D20 (dado de 20 faces), que foi rolado em sentido horário.
De 1 a 20, cada número correspondia a um ‘atividade’, dentre elas: pegar um presente para você, dar um presente à pessoa ao seu lado (esquerdo ou direito), dar um presente a alguém que você ama, dar um presente para a pessoa mais louca (cheguei a morder meu dedo do pé pra merecer o presente! ahaha), trocar de presentes com alguém, roubar o presente de alguém, pegar um presente de quem tiver mais presentes, etc.
No final tem sim quem acabe com mais presentes que outros, mas é um ‘jogo de sorte’ e garanto que é muito divertido… de agora em diante eu quero um Sinterklaas por ano!!rs

Este post faz parte do Meme de Dezembro, uma iniciativa das interneteiras do LuluzinhaCamp, que tem como única intenção, a diversão. Porque somos blogueiras e adoramos blogar, simples assim. Se você tem blog, corre para participar, clique aqui e saiba mais.

Anúncios

5 Respostas para “Meme de dezembro – 5/12: Consumo, como administramos nosso dinheiro no período das festas.

  1. Quero brincar disso! Achei super divertido.

  2. Em nossa família fazemos o rouba-rouba há dois anos. Este ano será assim também. Este aí é bem divertido, mas acho que as crianças não vão curtir.
    Post bacanésimo!
    beijo, menina

  3. Que linda esta maneira de presentear… Adorei!

  4. Achei divertido isso mas não gostei de cada um com mais presentes que o outro… e sabe,acho chato quando acaba de abrir presente. parece q acabou. a gente devia ter mais coisa para fazer depois. o presente não devia ser o ponto alto! hehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s